O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A importância da literatura infantil no processo de letramento

Para fundadora do Ceale - instituição de referência na questão da leitura e da escrita - a Educação Infantil deve promover o desenvolvimento social e cognitivo da criança, sempre enfatizando as dimensões lúdicas desse processo


“A educação infantil é para que a criança se desenvolva socialmente e cognitivamente de forma lúdica". Assim a professora Magda Becker Soares, fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, resume, de forma direta, os conflitos que afligem muitos educadores quanto à dimensão de aprendizagem da educação dos 0 aos 5 anos. Ou seja, ela deve existir, porém, de uma maneira particular, que valorize a infância e os interesses da criança. 

Às voltas com seu próximo livro, uma extensa reflexão batizada de Alfabetização: a questão dos métodos, no qual discute o desenvolvimento da escrita na criança, a partir de referenciais da psicogênese, da psicologia cognitiva e das ciências lingüísticas, a educadora discute a seguir as possibilidades curriculares da educação infantil. E defende a importância do trabalho com a literatura infantil para o processo de letramento.


Para continuar lendo a entrevista, clique aqui.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Robinson Crusoé

Seguem três versões da obra mais conhecida de Daniel Defoe, todas da editora Scipione.

Robinson Crusoé
Parte da coleção Reencontro Infantil
Adaptador: Laura Bacellar
Ilustrador: Ivan Zigg

Robinson Crusoé sobrevive a um naufrágio e vai parar em uma ilha deserta. Com sagacidade e inteligência, constrói uma casa, planta arroz e cria cabras. Vive sozinho até salvar o nativo Sexta-feira de uma tribo de canibais, tornando-se seu amigo. O náufrago fica na ilha por 29 anos, até ser resgatado por um navio inglês.

Robinson Crusoé
lustrador: Roser Capdevila

Desta vez, as Trigêmeas vão parar na ilha de Robinson Crusoé, que as salva das garras dos indígenas brincalhões. Mais tarde, encontram Sexta-feira, sem saber que na verdade ele é a Bruxa Onilda disfarçada. Robinson e as meninas querem sair da ilha em uma canoa. Será que conseguirão?

Robinson Crusoé - A conquista do mundo numa ilha
Parte da coleção Reencontro Literatura
Adaptação: Werner Zotz

O jovem marinheiro inglês Robinson Crusoé é o único sobrevivente de um naufrágio.
Consegue chegar a uma ilha deserta do Caribe, onde tem de enfrentar as dificuldades de uma existência primitiva.
 A coragem, a paciência e a habilidade de Robinson eram as qualidades que o mundo “civilizado” da época acreditava serem necessárias para subjugar a “barbárie” do Novo Mundo. Até que ponto esses preconceitos permanecem hoje em dia?

O livro está disponível para download na Virtual Books.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Produção de texto - 1º e 2º anos

De link em link, em minhas constantes pesquisas no site da revista Nova Escola, encontrei este roteiro didático maravilhoso, voltado ao letramento dos pequenos, que aponta um caminho para abordar a linguagem escrita, levando em conta o propósito do texto, seus potenciais leitores e diferentes gêneros.


Objetivo no 1º e 2º anos: Iniciar, mesmo entre os não alfabetizados, a produção de textos, favorecendo a progressiva autonomia do planejamento à revisão da escrita. 

Conheça o roteiro.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

sábado, 3 de dezembro de 2011

Vídeos sobre temas fundamentais da educação

O site da revista Educação firmou uma parceria com a Atta Mídia e Educação, empresa que há mais de 18 anos produz vídeos sobre importantes temas relacionados à educação, sempre com a participação de educadores brasileiros e estrangeiros.

O internauta poderá conhecer a história e ideias de alguns dos mais importantes educadores, como Edgar Morin, Rudolf Steiner, Lev Vygotsky e Darcy Ribeiro. Além disso, a Atta Mídia e Educação oferece coleções que apresentam ao professor conceitos sobre transtornos de aprendizagem, educação sexual, gestão escolar, educação ambiental, filosofia no ensino médio, entre outros.

O primeiro vídeo disponível faz parte da coleção "Conflitos na Escola". Em geral, os professores se sentem muito inseguros quando têm de lidar com embates dentro da escola porque os compreendem como algo antinatural, atípico das relações humanas. Nesse primeiro episódio, os conflitos são apresentados como uma oportunidade de aprendizagem.


Assista a um trecho do vídeo com Telma Vinha, que fala sobre a formação de valores.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...