Detalharei apenas algumas dentre tantas obras da autora.
A viagem de um barquinho
Editora: Moderna
Ilustrações: Eduardo Albini
O menino Chico Eduardo construiu um barquinho de papel. Em um rio feito de um longo trapo azul, o barquinho saiu navegando. De repente, cadê o barquinho? Este é um convite para uma viagem encantada.
Propostas de atividades com o livro.
A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda
Ilustrações: Gê Orthof
Editora: Ática
A história de uma vaca que, cansada de ser perturbada por uma mosca, acaba por engoli-la. Mas a mosca, que não se cansa, mesmo dentro do intestino continua a alvoroçar. Até que como um tufão, ou melhor, um furacão, acaba achando a saída e escapa em forma de um pum.
Prêmio Jabuti de Literatura, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Literatura infantil
Faça download do livro.
Os bichos que tive (memórias zoológicas)
Editora: Salamandra
Ilustrações: Gê Orthof
Editora: Salamandra
Rã, coelho, gato, cachorro e até bicho-de-pé. Todos eles já foram "animais de estimação" da menina Sylvia. Ao recordar sua infância, a autora relata as alegrias, os problemas e muitas surpresas na convivência diária com alguns "bichinhos". Até mesmo um ser imaginário, o bicho-papão, ganha uma história só para ele.
Prêmio de melhor livro infantil do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA
Prêmio de melhor livro para a criança da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
O sapato que miava
Ilustrações: Ivan Zigg
Editora: FTD
Dona Velha morava numa casa velha e tinha um gato que dormia em seu sapato. Certo dia ela foi à feira e, distraída, calçou o sapato com o gato dentro, que miava todo esmagado. Ao passar por um Velho simpático, que passeava com seu cachorro, formou-se a confusão: o cachorro do Velho saiu correndo atrás do sapato da Velha, que fugiu muito assustado. E agora?
Prêmio de Jornalismo da Abril
Ponto de tecer poesia
Ilustrações: Tatiana Paiva
Editora: FTD
Nesse livro, Sylvia Orthof traz 25 poesias que tratam do próprio ato de criá-las. A organização dos textos se dá a partir da reflexão sobre o fazer literário e das metáforas, que se entrelaçam e são construídas como uma delicada atividade.
Ao elaborar cada verso, a autora se inspirou em Penélope, personagem da mitologia grega. Sylvia se compara à personagem em seu trabalho, tecendo seus versos com uma agulha mágica.
Prêmio Odylo da Costa Filho, da FNLIJ
O Cavalo Transparente
Editora: FTD
Ilustrações: TATO
Carmelita perdeu seu vidrinho, onde guardava toda a tristeza do mundo. Com a ajuda de Montaria e seu cavalo transparente, andaram sobre as ondas do mar, passaram pela Gruta dos Ecos, falaram com a ilha deserta e viveram inúmeros mistérios até descobrirem que quem havia roubado o vidrinho jogou o conteúdo no mar, espalhando toda a tristeza pelo mundo afora e deixando a água com gosto de lágrima.
Quem roubou meu futuro?
Ilustrações: Júlio Fischer
Editora: Atual
Valéria e sua turma do colégio resolvem fazer uma peça de teatro que fale da realidade deles. Pensam em encenar o diário de Valéria, mas acabam encontrando um texto muito interessante sobre o Brasil e o futuro que espera por eles, contextualizando suas inseguranças adolescentes na situação de um país economicamente instável.
Temas para atividades
Geografia: a situação socioeconômica do país e seus efeitos sobre os jovens;
Artes: o teatro como forma de reflexão sobre a realidade;
Artes: a peça representada pelas personagens é independente da trama do diário, podendo ser encenada pelos alunos; o texto é reproduzido integralmente, com orientações para a encenação.
Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove
Editora: Objetiva
O texto de uma das peças mais premiadas de Sylvia Orthof
Um clássico da dramaturgia infantil que pode ser montado em casa, na sala de aula e onde mais a imaginação mandar. Basta seguir as lições desta grande autora: simplicidade e criatividade. Quer ver? Com um guarda-chuva, algumas tocas de banho, pedaços de plástico azul e baldinhos de conchas se constrói o mundo mágico de Sylvia Orthof. Eu chovo, tu choves, ele chove – uma de suas peças mais premiadas – é um exemplo de que como é fácil fazer chover boas idéias.
Com seu texto ágil e divertido, Sylvia faz um delicioso e bem humorado elogio à liberdade. De uma forma absolutamente original, a autora nos mostra como um simples pingo de chuva pode subverter a ordem estabelecida e transformar a vida numa grande aventura.
Um chuveiro mandão, uma sereia perua, um ovo mudo que aprende a falar de repente, uma ova muito prendada e um pingo de chuva atrapalhado. Tudo pode acontecer quando essa turma do barulho se encontra. O chuveiro pode perder o reinado e a sereia, a pose. O ovo pode virar um belo príncipe e a ova, uma princesa. No mundo de Sylvia Orthof não há limites para imaginação.
Divirta-se com esta história surpreendente, onde os objetos e as palavras mais banais do dia-a-dia ganham vida própria e se transformam em elementos banhados de pura magia.
Na apresentação do livro, Ana Maria Machado destaca que "um espírito livre e independente como o de Sylvia Orthof jamais se esqueceria das circunstâncias históricas do mundo em que vivia. O espetáculo pode ser lindo, alegre, musical e divertido. Mas a irreverência dela não é gratuita e a sua crítica tem alvo certo: o autoritarismo dos manda-chuvas."
Se as coisas fossem mães
Ilustrações: Ana Raquel
Editora: Nova Fronteira
Como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos? Esta é a temática deste belo livro em que Sylvia Orthof expõe de forma simples e singela o conceito de mãe, expandindo-o aos objetos que nos cercam no cotidiano.
A limpeza de Teresa
Ilustrações: Sonia Maria de Souza
Editora: Ática
Com texto rimado e engraçado, a gente acompanha Teresa até Veneza com sua mania de limpeza.
Maria vai com as outras
Editora: Ática
A ovelha Maria ia sempre com as outras. Um dia ela resolveu trilhar seus próprios caminhos.
Uxa, Ora Fada, Ora Bruxa
Ilustrações: Tato
Editora: Nova Fronteira
Uxa é uma personagem diferente. Ela é uma bruxa que não vive só de maldades: tem momentos de doçura e gentileza, como todo ser humano.
Prêmio "O melhor para a criança", da FNLIJ, selecionado para os programas Salas de Leitura, da FNDE, Cantinho de Leitura
Fraca fracola, galinha d'angola
Ilustrações: Tato
Editora: Ática
Madame D'Angola é uma galinha hipocondríaca, que vive se queixando, mancando e espirrando.
Pertubar é com ela mesmo, pois ela consegue deixar todos os moradores do galinheiro zangados!
Ilustrações: Tato
Editora: Ática
Madame D'Angola é uma galinha hipocondríaca, que vive se queixando, mancando e espirrando.
Pertubar é com ela mesmo, pois ela consegue deixar todos os moradores do galinheiro zangados!
"Orthofeando"...
Durante as minhas pesquisas, encontre o blog da Companhia de Teatro Livro Aberto, que encena pelo Brasil a linda obra de Sylvia Orthof.
Durante as minhas pesquisas, encontre o blog da Companhia de Teatro Livro Aberto, que encena pelo Brasil a linda obra de Sylvia Orthof.
Oi Andreia, td bem?
ResponderExcluirO universo Orthofiano é tão rico que fica dificil resumir numa unica postagem, não é? Mas você resumiu muito bem. São obras incriveis de uma escritora completamente apaixonada pelo que fazia.
O blog da Companhia Teatro Livro Aberto está ainda com pouco material, mas a ideia é ir postando de acordo com trabalhos apresentados Então, fique sempre a vontade par visitá-lo e se for preciso, usá-lo como fonte de pesquisa.
Beijos
Renata Garcia.
Ahh... estamos fechando uma temporada aí no Sul em maio e/ou junho... quem sabe possa nos assistir?
Olá, Renata!
ResponderExcluirAchei muito bacana a proposta de trabalho de vcs e adoraria, sim, assisti-los!
Fiquei muito feliz pelo seu retorno!
Meu blog também é recente, mas, aos poucos está tomando corpo.
Sou apaixonada por literatura infantil e uma admiradora de quem se dedica a ela.
Parabéns pelo lindo trabalho!
Beijos!