Alfabeto ilustrado, sons, palavras, números, correspondência imagem-símbolo gráfico, folclore, músicas, histórias, personagens, brincadeiras e muito mais, tudo no mesmo espaço!
Através de recursos de imagem e som, a autora convida a criança a participar da poética digital, de forma interativa. São histórias com múltiplos desfechos, músicas com possibilidade de alterar palavras e sentidos; personagens e cenas que mudam com um clique, enfim, divertimento garantido.
Início |
Jogo com alfabeto ilustrado |
Para se deliciar com o site, clique aqui.
Como a página da bibliografia da autora está prestes a ser removida do site, vou listar algumas obras escritas e ilustradas por ela.
O fio do riso
Com humor e imaginação, o delicioso poema enfoca questões existenciais, como a solidão. A autora detalha com arte o sonhar acordado de uma menina que mora em um apartamento e passa grande parte do tempo em companhia da empregada doméstica.
Sangue de barata
Editora: RHJ
Maricota que tricota, Mariquinha que cozinha e vários bichos protagonizam uma divertida história. Narrativa com rimas e ritmo criam mistério e suspense. Afinal, a bicharada não quer deixar por menos. Organizam uma investigação. Que desfecho terá essa história? Sangue de barata? Ou... a barata?!
- Livro selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, juntamente com outros cinco títulos, para a premiação anual da International Reading Association, Nova York, 1980.
Cena de rua
Editora: RHJ
Angela declarou há pouco tempo que considera este um dos seus melhores trabalhos. E, realmente, o estilo da produção gráfica fez este livro correr o mundo. As cenas trazem o cotidiano de uma criança trabalhando na rua, com imagens e cores fortes, plenas de movimentos e ângulos surpreendentes.
- Prêmio Melhor Livro sem Texto 1994, Associação Paulista de Críticos de Arte.
- Prêmio Jabuti de Ilustração 1994, Câmara Brasileira do Livro.
- Prêmio Jabuti Infantil 1994, Câmara Brasileira do Livro.
- Selecionado para White Ravens, Biblioteca International de Munique.
- Octogone d'Ardoise, Prix Graphiques, Octogonales 1995, Centre International d'Etudes en Littératures de Jeunesse, Paris.
- "Hors Concour" no Prêmio O Melhor Livro de Imagem 1994, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
- BIB Plaque, Bienal Internacional da Bratislava, 1995.
- Publicado pela Harry N. Abrams Inc. Publisher , Nova York, 1996, na antologia "The Best Picture Books of the World".
Indo não sei aonde buscar não sei o quê
Editora: RHJ
Um menino muito zonzo acaba voltando do inferno com um embrulho do diabo! Este é um conto bem humorado, em que os personagens vivenciam o amor, o terror e um segredo.
- Prêmio Jabuti, 2000, Câmara Brasileira do Livro
- Hors-Concours na categoria O Melhor Para Criança do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2002
AEIOU
Editora: RHJ
Indicado para crianças em fase de início da alfabetização. Através de enigmas propõe trocas e identificação de vogais trabalhando a leitura e a escrita das palavras. As respostas são facilitadas pelos detalhes ilustrativos e gráficos. Apresenta as primeiras letras em uma leitura divertida, desafiadora, interativa.
- Livro selecionado para o PNLD 2010
- Livro classificado como Altamente Recomendável pela FNLIJ/2009 na categoria Criança.
Sugestões de atividades:
- Relacionar palavras trocando as vogais: dúvida- dívida; tonta- tinta; bola- bolo; boliche- bolacha; chuveiro- chaveiro; vila- vela; sopa- sapo, e outras;
- Escrever adivinha que trabalha a escrita de palavras.
Achei!
Editora: RHJ
Achei! é uma brincadeira bem humorada de esconde-esconde na qual é preciso encontrar uma palavra dentro de outra palavra, além de outras descobertas. É indicado para crianças que se iniciam no aprendizado da leitura. Um projeto desenhado amorosamente, com ilustrações bonitas, páginas coloridas e letras adequadas às crianças.
Editora: RHJ
Achei! é uma brincadeira bem humorada de esconde-esconde na qual é preciso encontrar uma palavra dentro de outra palavra, além de outras descobertas. É indicado para crianças que se iniciam no aprendizado da leitura. Um projeto desenhado amorosamente, com ilustrações bonitas, páginas coloridas e letras adequadas às crianças.
Sugestões de atividades:
- Trabalhar com recortes de jornais para encontrar palavras dentro de outras palavras;
- Colorir palavras contidas em outras palavras relacionadas em lista pelo professor;
- Elaborar lista de palavras com nomes de animais que contenham em si outras palavras (Ex.: caracol).
A Banguelinha
Uma história ver-da-dei-ra se passa em um edifício muito interessante, com apenas cinco apartamentos. Descubra nesta história o que um edifício aparentemente comum abriga e, principalmente, que os nossos desejos podem se tornar realidade se um "anjo" como Banguelinha, estiver por perto e nos ouvir.
Uni Duni Tê
Editora: Moderna
O misterioso sumiço de um salame e um sorvete colorido, na casa do senhor Cravo, dá início às divertidas confusões dessa história, na qual, em meio a surpresas e reviravoltas, encontraremos ainda a viúva dona Xica, sempre acompanhada de seu gato, a quem deu o nome de seu falecido marido; a esperta Terezinha de Jesus, que tem uma aparição rápida, mas oportuna, e um delegado não muito ortodoxo, chamado Samba Lelê.
ABC doido
Este livro-jogo, ideal para as primeiras leituras, faz com que a alfabetização aconteça naturalmente. Através de charadas com a formação das palavras, a criança aprende o ABC. Traz, ainda, brincadeiras como imitar o desenho de uma letra com o próprio corpo.
Veja a doce Angela Lago contando como se tornou leitora de Literatura.
Leia mais sobre o trabalho da ilustradora, sob a perspectiva de diversos pesquisadores.
Fiquei muito feliz! Obrigada! E meus primeiros livros, ainda de 1980, foram lembrados! Grande abraço,
ResponderExcluirAngela-Lago
É uma honra poder compartilhar sua obra e, maior ainda, receber seu retorno! Muito obrigada pela visita! Um grande abraço!
Excluir