Prosseguindo com as sugestões de leitura, gostaria de indicar algumas obras teóricas que tratam da mediação da leitura da poesia infantil. Através destas obras, os autores buscam fundamentar a importância de se abordar textos poéticos no primeiros anos escolares das crianças.
De acordo com o que já defendi aqui no blog, a poesia leva a criança a um mundo de encanto, através da sua inerente ludicidade, non sense e riqueza sintática, semântica e sonora. Em seu interior, ainda, abarca um universo de emoções e sentimentos diversos e comuns a todos os seres humanos, o que favorece o desenvolvimento emocional do leitor.
Muitos de nós, professores, infelizmente, não fomos apresentados a este gênero da maneira correta na infância, o que nos faz sentirmos insegurança para planejar aulas em que os poemas sejam o foco da mediação. Estes livros, portanto, vêm auxiliar-nos nesta tarefa desafiadora e apaixonante, que é a exploração da poesia no universo infantil.
Boa leitura!
Literatura Infantil de ponto a ponto*
"(...) O livro que temos em mãos conversa conosco, funciona como um repositário de nossas possíveis (e quase certas) perguntas. Em outras palavras, quem fala no texto é uma professora experiente, que conhece nossas dúvidas e inquietações e está disposta a enfrentá-las, munida de cabedal teórico e prático para tanto. A estrutura do livro é decorrente dessa postura dialogal e, por isso, os capítulos sucedem-se no batepapo de interrogações e afirmações. Igualmente, todas as questões estão relacionadas com a realidade, dela partindo ou a ela voltando através dos exemplos. Um livro dessa estirpe não representa apenas um material de apoio a todos os que se envolvem com a leitura literária da infância. Representa uma postura de vida de quem sabe distribuir o conhecimento que recebeu e a experiência que teve a oportunidade de acumular. Essa é uma das funções mais importantes da Universidade que, se deve produzir o conhecimento novo, deve também providenciar os meios de fazê-lo chegar à sociedade, para que ele se transforme em um bem comum. Nesse sentido, o trabalho de Flávia Brocchetto Ramos é um caso exemplar." (Vera Teixeira de Aguiar).
*A autora dedica um capítulo à poesia.A poesia vai à escola - Reflexão, comentários e dicas de atividades
Autora: Neusa Sorrenti
Editora: Autêntica
A proposta do livro é fazer com que o professor do ensino fundamental tenha gosto em trabalhar com a poesia. Respondendo a muitas perguntas feitas em cursos e oficinas de poesia e literatura, o livro apresenta atividades para que o professor saiba como explorar a poesia na sala de aula. Segundo a autora, Neusa Sorrenti, a poesia nos torna mais críticos, mais humanos e mais participantes. “Quem lê poesia, lê qualquer texto”.
A poética do devaneio
Autor: Gaston Bachelard
Editora: Martins Fontes
Neste livro, Bachelard tenta apresentar, de forma condensada, uma filosofia ontológica que põe de parte o caráter durável da infância. Não se trata de uma psicologia da criança, mas de uma abordagem da infância como tema de devaneio.
Poesia Infantil
Autora: Maria da Glória Bordini
Editora: Ática
(Sem imagem e descrição)
Estude mais:
Artigo de Luís Camargo sobre o panorama histórico da poesia infantil no Brasil.
Artigo de Regina Zilberman sobre Literatura Infantil.
Revista de poesia infantil Tigre Albino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado!