O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Poesia Infantil

Prosseguindo com as sugestões de leitura, gostaria de indicar algumas obras teóricas que tratam da mediação da leitura da poesia infantil. Através destas obras, os autores buscam fundamentar a importância de se abordar textos poéticos no primeiros anos escolares das crianças. 

De acordo com o que já defendi aqui no blog, a poesia leva a criança a um mundo de encanto, através da sua inerente ludicidade, non sense e riqueza sintática, semântica e sonora. Em seu interior, ainda, abarca um universo de emoções e sentimentos diversos e comuns a todos os seres humanos, o que favorece o desenvolvimento emocional do leitor.

Muitos de nós, professores, infelizmente, não fomos apresentados a este gênero da maneira correta na infância, o que nos faz sentirmos insegurança para planejar aulas em que os poemas sejam o foco da mediação. Estes livros, portanto, vêm auxiliar-nos nesta tarefa desafiadora e apaixonante, que é a exploração da poesia no universo infantil.

Boa leitura!

Literatura Infantil de ponto a ponto*
Autora: Flávia Brocchetto Ramos
Editora: CRV
"(...)  O livro que temos em mãos conversa conosco, funciona como um repositário de nossas possíveis (e quase certas) perguntas. Em outras palavras, quem fala no texto é uma professora experiente, que conhece nossas dúvidas e inquietações e está disposta a enfrentá-las, munida de cabedal teórico e prático para tanto. A estrutura do livro é decorrente dessa postura dialogal e, por isso, os capítulos sucedem-se no batepapo de interrogações e afirmações. Igualmente, todas as questões estão relacionadas com a realidade, dela partindo ou a ela voltando através dos exemplos.   

Um livro dessa estirpe não representa apenas um material de apoio a todos os que se envolvem com a leitura literária da infância. Representa uma postura de vida de quem sabe distribuir o conhecimento que recebeu e a experiência que teve a oportunidade de acumular. Essa é uma das funções mais importantes da Universidade que, se deve produzir o conhecimento novo, deve também providenciar os meios de fazê-lo chegar à sociedade, para que ele se transforme em um bem comum. Nesse sentido, o trabalho de Flávia Brocchetto Ramos é um caso exemplar." (Vera Teixeira de Aguiar).
*A autora dedica um capítulo à poesia.


A poesia vai à escola - Reflexão, comentários e dicas de atividades
Autora: Neusa Sorrenti
Editora: Autêntica
A proposta do livro é fazer com que o professor do ensino fundamental tenha gosto em trabalhar com a poesia. Respondendo a muitas perguntas feitas em cursos e oficinas de poesia e literatura, o livro apresenta atividades para que o professor saiba como explorar a poesia na sala de aula. Segundo a autora, Neusa Sorrenti, a poesia nos torna mais críticos, mais humanos e mais participantes. “Quem lê poesia, lê qualquer texto”.


A poética do devaneio
Autor: Gaston Bachelard
Editora: Martins Fontes
Neste livro, Bachelard tenta apresentar, de forma condensada, uma filosofia ontológica que põe de parte o caráter durável da infância. Não se trata de uma psicologia da criança, mas de uma abordagem da infância como tema de devaneio.




Poesia Infantil
Autora: Maria da Glória Bordini
Editora: Ática
(Sem imagem e descrição)


Estude mais:
Artigo de Luís Camargo sobre o panorama histórico da poesia infantil no Brasil.
Artigo de Regina Zilberman sobre Literatura Infantil.
Revista de poesia infantil Tigre Albino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...