O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quinta-feira, 22 de março de 2012

História visual

Às vezes o acaso nos presenteia com deliciosas descobertas... Hoje, procurando às pressas um livro para trabalhar com um aluno, chegou às minhas mãos o título Pula, Gato, de Marilda Castanha. Com uma narrativa visual, a autora e ilustradora conta a comovente história de uma menina, que visita uma galeria de arte, e de um gatinho, que vive solitário em sua tela. A obra faz parte do acervo do PNBE/2010, que é distribuído às escolas públicas.






Sinopse
Em visita a uma galeria com quadros de artistas brasileiros, uma garota é surpreendida pelo gato da tela que há pouco admirara. Uma história inteligente, que retrata com criatividade e sensibilidade a interação do artista e seu público. Neste livro, feito apenas com imagens, Marilda Castanha faz uma releitura de obras de artistas que admira, como Tarsila do Amaral, Amilcar de Castro, Candido Portinari e Oswaldo Goeldi.

Pesquisando, descobri que a ilustradora também criou a história Pula, Preguiça. Desta vez, a menina visita um museu de história natural.



Sinopse
Um passeio a um museu de história natural se transforma em uma aventura pré-histórica quando uma menina se depara com o esqueleto de uma preguiça-gigante. Esta história, contada apenas por imagens, explora com imaginação o universo dos museus e suas coleções de objetos de outros tempos.

Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...