Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora e contadora de histórias Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural - e adverte-nos que se ouvirmos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos.
Na apresentação para a conferência do TED, a nigeriana Chimamanda, de forma encantadora, passa uma lição de vida e nos leva a refletir sobre uma máxima que vale para qualquer circunstância, principalmente para nós, educadores, que trabalhamos com individualidades, com histórias únicas, com realidades distintas... A de que toda história tem dois lados. Confira.
Sobre o TED
O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar um desejo que vai mudar o mundo. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx, a organização pretende transformar seu mote "ideias que merecem ser espalhadas" cada vez mais em realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado!