O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Angela Lago e a interatividade

Alfabeto ilustrado, sons, palavras, números, correspondência imagem-símbolo gráfico, folclore, músicas, histórias, personagens, brincadeiras e muito mais, tudo no mesmo espaço!

Através de recursos de imagem e som, a autora convida a criança a participar da poética digital, de forma interativa. São histórias com múltiplos desfechos, músicas com possibilidade de alterar palavras e sentidos; personagens e cenas que mudam com um clique, enfim, divertimento garantido.

Início


Jogo com alfabeto ilustrado


Para se deliciar com o site, clique aqui.

Como a página da bibliografia da autora está prestes a ser removida do site, vou listar algumas obras escritas e ilustradas por ela.


O fio do riso
Editora: RHJ



Com humor e imaginação, o delicioso poema enfoca questões existenciais, como a solidão. A autora detalha com arte o sonhar acordado de uma menina que mora em um apartamento e passa grande parte do tempo em companhia da empregada doméstica.



Sangue de barata
Editora: RHJ



Maricota que tricota, Mariquinha que cozinha e vários bichos protagonizam uma divertida história. Narrativa com rimas e ritmo criam mistério e suspense. Afinal, a bicharada não quer deixar por menos. Organizam uma investigação. Que desfecho terá essa história? Sangue de barata? Ou... a barata?!


  • Livro selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, juntamente com outros cinco títulos, para a premiação anual da International Reading Association, Nova York, 1980.


Cena de rua
Editora: RHJ



Angela declarou há pouco tempo que considera este um dos seus melhores trabalhos. E, realmente, o estilo da produção gráfica fez este livro correr o mundo. As cenas trazem o cotidiano de uma criança trabalhando na rua, com imagens e cores fortes, plenas de movimentos e ângulos surpreendentes.
  • Prêmio Melhor Livro sem Texto 1994, Associação Paulista de Críticos de Arte.
  • Prêmio Jabuti de Ilustração 1994, Câmara Brasileira do Livro.
  • Prêmio Jabuti Infantil 1994, Câmara Brasileira do Livro.
  • Selecionado para White Ravens, Biblioteca International de Munique.
  • Octogone d'Ardoise, Prix Graphiques, Octogonales 1995, Centre International d'Etudes en Littératures de Jeunesse, Paris.
  • "Hors Concour" no Prêmio O Melhor Livro de Imagem 1994, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
  • BIB Plaque, Bienal Internacional da Bratislava, 1995.
  • Publicado pela Harry N. Abrams Inc. Publisher , Nova York, 1996, na antologia "The Best Picture Books of the World".


Indo não sei aonde buscar não sei o quê
Editora: RHJ



Um menino muito zonzo acaba voltando do inferno com um embrulho do diabo! Este é um conto bem humorado, em que os personagens vivenciam o amor, o terror e um segredo.


  • Prêmio Jabuti, 2000, Câmara Brasileira do Livro
  • Hors-Concours na categoria O Melhor Para Criança do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2002
Livro disponível aqui.


AEIOU
Editora: RHJ



Indicado para crianças em fase de início da alfabetização. Através de enigmas propõe trocas e identificação de vogais trabalhando a leitura e a escrita das palavras. As respostas são facilitadas pelos detalhes ilustrativos e gráficos. Apresenta as primeiras letras em uma leitura divertida, desafiadora, interativa.


  • Livro selecionado para o PNLD 2010
  • Livro classificado como Altamente Recomendável pela FNLIJ/2009 na categoria Criança.
Sugestões de atividades:
  • Relacionar palavras trocando as vogais: dúvida- dívida; tonta- tinta; bola- bolo; boliche- bolacha; chuveiro- chaveiro; vila- vela; sopa- sapo, e outras;
  • Escrever adivinha que trabalha a escrita de palavras.


Achei! 
Editora: RHJ


Achei! é uma brincadeira bem humorada de esconde-esconde na qual é preciso encontrar uma palavra dentro de outra palavra, além de outras descobertas. É indicado para crianças que se iniciam no aprendizado da leitura. Um projeto desenhado amorosamente, com ilustrações bonitas, páginas coloridas e letras adequadas às crianças.



Sugestões de atividades:
  • Trabalhar com recortes de jornais para encontrar palavras dentro de outras palavras;
  • Colorir palavras contidas em outras palavras relacionadas em lista pelo professor;
  • Elaborar lista de palavras com nomes de animais que contenham em si outras palavras (Ex.: caracol).


A Banguelinha
Editora: Moderna



Uma história ver-da-dei-ra se passa em um edifício muito interessante, com apenas cinco apartamentos. Descubra nesta história o que um edifício aparentemente comum abriga e, principalmente, que os nossos desejos podem se tornar realidade se um "anjo" como Banguelinha, estiver por perto e nos ouvir.


Uni Duni Tê
Editora: Moderna



O misterioso sumiço de um salame e um sorvete colorido, na casa do senhor Cravo, dá início às divertidas confusões dessa história, na qual, em meio a surpresas e reviravoltas, encontraremos ainda a viúva dona Xica, sempre acompanhada de seu gato, a quem deu o nome de seu falecido marido; a esperta Terezinha de Jesus, que tem uma aparição rápida, mas oportuna, e um delegado não muito ortodoxo, chamado Samba Lelê.



ABC doido 
Editora: Melhoramentos



Este livro-jogo, ideal para as primeiras leituras, faz com que a alfabetização aconteça naturalmente. Através de charadas com a formação das palavras, a criança aprende o ABC. Traz, ainda, brincadeiras como imitar o desenho de uma letra com o próprio corpo. 

Veja a doce Angela Lago contando como se tornou leitora de Literatura.


Vídeo disponível originalmente em Itaú Criança.

Assista a uma entrevista com a autora, falando sobre a internet, as novas tecnologias, os e-books e sobre a nostalgia da materialidade.

Leia mais sobre o trabalho da ilustradora, sob a perspectiva de diversos pesquisadores.



2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz! Obrigada! E meus primeiros livros, ainda de 1980, foram lembrados! Grande abraço,
    Angela-Lago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra poder compartilhar sua obra e, maior ainda, receber seu retorno! Muito obrigada pela visita! Um grande abraço!

      Excluir

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...