O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Monteiro Lobato

Toda criança deveria ter o direito de conhecer a obra desse gênio da literatura infantil...


A seguir, algumas das obras mais conhecidas de Monteiro Lobato, todas da editora Globo, com ilustrações de Paulo Borges.

Reinações de Narizinho (1931) - volumes 1 e 2


Clássico da literatura infantil que vem atravessando gerações, o livro Reinações de Narizinho reúne seis das onze histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato, em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas.

Neste livro Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano Emília. Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.


Este livro reúne cinco histórias de Monteiro Lobato que dão continuidade às aventuras no Sítio do Picapau Amarelo. Desta vez, Emília, Narizinho e Pedrinho recebem a visita de personagens como Cinderela, Branca de Neve e Pequeno Polegar. Também chega ao Sítio o Peninha, garoto invisível que trouxe no bolso algo que mudou a rotina dos netos de Dona Benta, o incrível pó de pirlimpimpim. Com esse pó mágico a turma do Sítio viaja para o Mundo das Maravilhas. Lá eles conhecem os fabulistas Esopo e La Fontaine e resgatam o Burro Falante que vai morar no Sítio.


Download do livro aqui.

Caçadas de Pedrinho (1933)


Onças, veados, jaguatiricas, tatus, gaviões, besouros cascudos e até um rinoceronte fugido de um circo passeiam pelas páginas do livro Caçadas de Pedrinho, escrito por Monteiro Lobato em 1933. Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata fechada do capoeirão de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, a turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada arriscada, divertida e cheia de surpresas.


Download do livro aqui.

A Reforma da Natureza (1939)


Para Emília, o mundo está todo errado. Ela não entende por que a jabuticaba, uma fruta tão pequena, dá em árvores gigantescas e abóboras imensas nascem em pés esparramados pelo chão. Em A reforma da natureza, a boneca de pano decide reformar cientificamente plantas, animais e insetos e causa muitos problemas ao desrespeitar o equilíbrio do meio ambiente.


Download do livro aqui.

A chave do tamanho (1942)


Numa época em que os adultos não costumavam conversar assuntos sérios com as crianças, Lobato fala sobre a guerra com o público infantil neste livro que se tornou um de seus grandes sucessos.

Nessa história, Dona Benta e a Turma do Sítio do Picapau Amarelo estão muito preocupados com as notícias que chegam pelo rádio e pelos jornais e relatam os bombardeios e as mortes causadas pela segunda guerra mundial. Escondida de todos, Emília resolve dar um jeito na situação e depois sai pelo mundo enfrentando perigos e fazendo descobertas.


Download do livro aqui.

Peter Pan (1936)


Depois de o Gato Félix afirmar, em “Reinações de Narizinho”, que o palhaço que havia desaparecido fora raptado por Peter Pan, todos ficaram na dúvida de quem seria esse menino. Ninguém sabia. Nem Dona Benta, que tratou de encomendar um livro chamado “Peter Pan and Wendy”, do inglês J. M. Barrie, em uma livraria de São Paulo para descobrir de quem se tratava.

A famosa história do “menino que não queria crescer” é contada aqui por Dona Benta para turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto todos ouvem a história, a sombra da Tia Nastácia começa a desaparecer, do mesmo jeito que acontece no livro. Agora, além de conhecer todas as aventuras vividas por Peter Pan, a Turma também quer encontrar o autor do desaparecimento da sombra da cozinheira do Sítio.

Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo.


Emília no País da Gramática (1936)


Este livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Desse modo, ficam sabendo sobre a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas.
Como o livro foi lançado pela primeira vez em 1934, muitas regras e conceitos gramaticais antigos foram atualizados e comentados.


Download do livro aqui.

O Saci (1932)


Este livro de Monteiro Lobato narra mais uma temporada de férias de Pedrinho. O valente neto de Dona Benta vai ao Sítio do Picapau Amarelo em busca de novas aventuras e resolve caçar um Saci. Depois de capturar o mais famoso personagem do folclore brasileiro, Pedrinho faz um trato com o Saci e os dois se tornam amigos inseparáveis, participando juntos de aventuras incríveis.


Download do livro aqui.

Os doze trabalho de Hércules (1944)


Depois de conhecer Hércules em um trecho de O Minotauro – uma das muitas histórias que Dona Benta contou para os seus netos-, Pedrinho fica entusiasmado com as proezas do herói e convence a turma do Sítio do Picapau Amarelo a partir em uma aventura pela Grécia Antiga.

Um pouco de pó de pirlimpimpim, um, dois, três e... lá vão eles! Emília, o Visconde de Sabugosa e Pedrinho voltam mais de 2 mil anos ao passado bem a tempo de ajudar Hércules em sua primeira tarefa: combater o terrível Leão de Nemeia. Se os heróis da mitologia grega achavam que conheciam de tudo é porque ainda não tinham visto esta boneca de pano muito da sabichona, acompanhada de um sabugo de milho fidalgo e um garoto curioso e valente.

A aventura com o Leão, no entanto, é apenas a primeira tarefa terrível que Hércules tem para realizar, obrigado a enfrentar doze trabalhos. Hércules ainda teria que combater com a Hidra de Lerna, a Corça dos Pés de Bronze, o Javali de Erimanto, passar pela provação das Cavalariças de Áugias, combater as aves do lago de Estinfale e o Touro de Creta. Tudo com a ajuda “intelectual” de Emília, Pedrinho e do Visconde, já que – se tinha músculos e coragem de sobra – o semideus não era lá muito esperto.

Publicado pela primeira vez há mais de 60 anos, o livro faz parte de uma coleção de Monteiro Lobato que adapta contos de fadas e clássicos da literatura para as crianças. É uma maneira divertida de conhecer as lendas gregas, numa edição com ilustrações em aquarela de Cris Eich.


Download do livro aqui.

Dom Quixote das crianças (1936)
Ilustrações: Camilo Riani


As famosas aventuras de D. Quixote de la Mancha e de seu gordo escudeiro, Sancho, são aqui contadas por dona Benta, naquele modo de contar histórias que é só dela. Emília entusiasma-se com o herói e em certo momento resolve imitá-lo - e armada dum cabo de vassoura, feito lança, investe contra as galinhas do quintal. E tantas faz, que tia Nastácia teve que agarrá-la e prendê-la numa gaiola, como aconteceu com o herói da Mancha na sua loucura...

Dom Quixote das crianças - em quadrinhos


Livro baseado na obra Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, traz as melhores aventuras do cavaleiro andante, contadas por Dona Benta, na versão em quadrinhos. Tudo começa com uma travessura da Emília, que encontra o livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, na biblioteca do Sítio. Curiosa, a boneca de pano se interessa tanto pela obra que pede que Dona Benta conte a história de Dom Quixote para ela, Pedrinho e Narizinho. Nas páginas finais, o leitor encontra textos com informações interessantes a respeito da obra original, da vida de Miguel de Cervantes e da versão de Lobato para as crianças.


Download do livro aqui.

Assista a mais um vídeo em defesa da obra de Monteiro Lobato, com a professora Marisa Lajolo.


Imagens dos livros originais disponíveis no site da editora Globo.

5 comentários:

  1. Olá, Andreia,que suporte bacana para as colegas!!! Mto obrigada por compartilhar conosco esses livros, já estou fazendo o download e vou deixar um recadinho no nosso Blog Professores Solidários também pra que venham buscar aqui no seu cantinho essa riqueza de material. Bjs http://professoressolidarios.blogspot.com/2012/02/livros-de-monteiro-lobato.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Andreia...
    Parabéns pelo lindo trabalho...Adorei seu espaço...Venha conhecer o Meu Cantinho no Japão...Ficarei muito feliz com sua visita...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra!
    Vou conhecê-lo, com ceteza! E muito obrigada pela visita, seja sempre bem-vinda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Artigo maravilhoso. Também gosto muito das obras infantis de Lobato e tenho todas.

    ResponderExcluir
  5. Por que nao consigo mais baixar os livros?

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...