O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quando as montanhas conversam

Mais uma sugestão de obra poética de qualidade para trabalhar com as crianças, que acabei de conhecer através da minha orientadora.

Autor: Gloria Kirinus
Ilustrações: Graça Lima
Editora: Paulinas


A imaginação de Gloria Kirinus move montanhas nas tramas da palavra poética, qual ciranda de abraços e cuidados como a vida deve ser — e, quando conversam, as montanhas se inclinam e, até mesmo, dão ensaio a alguns vôos, enquanto o tempo gira seu novelo de cores e vai trocando a paisagem de suas roupas... Montanhas sábias, montanhas silenciosas, mas jamais imóveis ou insensíveis diante dos momentos especiais da criação que valem e velam: um cavalo alado na tela de um pintor, o nascimento de uma criança — a chave encantada do sol em suas mãos, as sementes e as colheitas, os versos que um poeta perde sobre o papel...

É o próprio estado de poesia que Gloria não deixa escapar, neste poema feito de raios luminosos de admiração sobre os instantes da vida, ao despertar simpatias pelo aceno do homem que lentamente se despede do mundo ou quando sete frondosas quedas de água desaparecem da câmara escura de um fotógrafo... Há vagas nestes versos para falarmos da preocupação da autora a respeito de uma ecologia interior — talvez a única capaz de preservar nossa humanidade neste planeta.

Ao presentear os leitores com o segundo título da coleção "Dobrando a Língua", Gloria Kirinus também afirma a irmandade entre as culturas e os anseios ibero-americanos. Seu texto é curiosamente dedicado ao Cerro San Cristóbal que dá contorno ao horizonte da cidade de Lima, no Peru, onde nasceu a autora e vivem seus sobrinhos. A cada página, as estrofes em português e em castelhano surgem justapostas à ilustração, permitindo saltos através do ondulado dos dois idiomas.

Cobrindo a superfície do papel preto com motivos populares, grafismos e massas de cores, Graça Lima aquece as imagens do livro com a densidade/porosidade de giz pastel. Os materiais escolhidos pela ilustradora lhe permitiram tirar bom proveito dos jogos de silhuetas, das sombras e dos contrates brilhantes. Diferentes céus aparecem ora muito acesos, ora coalhados de estrelas. Por vezes, as montanhas parecem estar cobertas por emaranhados padrões de uma colcha imaginária.

Texto de Peter O'Sagae, publicado originalmente em Dobras da Leitura.

Mais:
Leia o artigo A construção do poético em Quando as montanhas conversam, que apresenta uma análise da obra poética.

Site da autora Glória Kirinus.

Blog da ilustradora Graça Lima.

2 comentários:

  1. Andreia que achado maravilhoso. Gostei de acessar este material tão rico e significativos para nós professores. Sou fã de literatura e seus temas pedagógicos abordados são as minhas inquietações e buscas para a prática em sala de aula.
    Sou fã tbém de Monteiro Lobato. Tenho até uma página sobre a Turma do Sítio.
    Vou estar sempre por aqui e convido vc a conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho que estou desenvolvendo.
    Conte comigo!
    Já sou sua seguidora e levo seu blog para a minha lista de encantos.
    Bjos e até mais!

    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com/
    http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Rosângela, obrigada pela visita.
    Acabei de conhecer seus blogs. Parabéns pela iniciativa.
    Fico feliz por poder compartilhar o que aprendo e acredito que essa seja a melhor maneira de se fortalecer a educação.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...