O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

segunda-feira, 26 de março de 2012

Lúcia Hiratsuka

Aproveitando a ocasião, vou mostrar um pouco da obra da escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, que deve estar "toda prosa", pois cinco títulos seus estão no catálogo brasileiro da Feira do Livro de Bolonha 2012. Com seus personagens orientais, desenhos em aquarela, de traços delicados, e um constante fundo claro, luminoso, a ilustradora vai construindo as suas histórias. Conheça os cinco títulos que fazem parte do catálogo.

A visita


Sinopse
Um ipê florido, uma capa iluminada, um menino que espia, um homem visitante. A narrativa visual de Lúcia Hiratsuka desvenda as ansiedades do menino-morador daqui, com curiosidades e expectativas sobre aquele que chega de lá.




Antes da chuva


Sinopse
A Global Editora lança Antes da Chuva, o segundo título da coleção Lia e Nico, criada pela ilustradora e escritora Lúcia Hiratsuka.
Segundo a autora, as histórias desta série são inspiradas nas brincadeiras e descobertas de sua infância passada em um sítio. Neste segundo livro, as crianças Lia e Nico, atraídas pelo latido do cãozinho Mamona, vão até a varanda da casa e encontram uma enorme folha com alguma coisa escrita: um convite para uma festa onde eles teriam que chegar antes da chuva...
A ilustração, em grafite e aquarela, abusa do espaço amplo em branco que dá a luminosidade e a quietude próprias desses momentos mágicos.






Ladrão de ovos


Sinopse
Laura e seu irmão Carlinhos desejam muito ter os próprios bichos de estimação, já que os cavalos e a vaquinha são do pai; os burricos e a cabrita, do avô; as galinhas e aves, da mãe e da avó (e um pouquinho deles também). Os gatos, bem, estes são da casa... Por isso ficam muito contentes quando o pai chega com dois cachorros de presente. Tudo corre bem até que os ovos começam a sumir do quintal. Serão os moleques da vizinhança? Um gambá? Intrigados, os irmãos resolvem investigar. Qual não é a surpresa ao descobrirem que o ladrão de ovos está entre eles. E agora, como lidar com a situação? 




O ogro e as galinhas


Sinopse
Essa coleção tem a ver com o meu quintal, num sítio, no interior de São Paulo. Ali eu cresci rabiscando sonhos no chão de terra. Vou juntando essas lembranças e criando histórias. Cuidei das galinhas, colhi frutas e verduras, brincadeiras e tarefas se misturavam. E o avô que aparece aqui é inteiramente inspirado em meu avô de verdade, que adorava inventar: Brincar era coisa séria para ele. Também brigávamos de vez em quando. Para ilustrar usei grafite, aquarela e pinceladas de sumiê (técnica japonesa). Fazendo esses livros, descubro que sou essa mistura - uma caipira com um toque oriental.





O noivo da Ratinha


Sinopse
A ratinha era linda. Casar-se com um simples ratinho? Os pais não queriam. Eles queriam um noivo muito importante, o mais poderoso do Mundo. Mas quem seria esse ser tão poderoso? Você vai conhecer uma fábula japonesa, em estrutura de lenga-lenga, e se divertir bastante nessa busca de um noivo ideal para a bela ratinha.




Imagens disponíveis no blog da autora.

Confira:



2 comentários:

  1. Andréia, como vai? Hoje entrei no meu blog e vi o seu comentário. Adorei sua visita e passei aqui para agradecer. E tive outra surpresa. Um beijo grande.
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Lúcia, que alegria e honra receber sua visita...
    Seu trabalho é maravilhoso!
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos,
    Andreia

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...