O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As ilustrações de Ionit Zilberman

Esta ilustradora primorosa conta as histórias através de suas delicadas imagens, usando uma mistura de técnicas que resulta em um trabalho belo e original.


Conheça alguns de seus trabalhos:

Num reino cor de burro quando foge
Autor: Maria Amália Camargo
Editora: Girafinha


Em um reino onde todos os súditos desperdiçam muita água, mas não se dão conta, a chuva um dia para de cair. Como é atribuição do rei semear nuvens para irrigar a terra e ele agora está doente, o reino começa a viver uma prolongada seca. Nem água para escovar os dentes há mais! O resultado logo é visto na paisagem: o que era verde se transforma em cor de burro quando foge.

sêca

café

teleférico

A vovó virou bebê
Autor: Renata Paiva
Editora: Panda


Sofia é uma menina de 7 anos. Ela mora com seus pais em uma vila e é praticamente vizinha de sua avó Dorinha, com quem gosta de passar bastante tempo. Mas, um dia, a vovó Dorinha começa a agir de maneira muito esquisita. Ela abotoa a blusa errado, esquece das coisas que estava fazendo e começa a precisar até de uma babá. Não demora muito para que Sofia perceba que existe algo de errado com sua querida avó. A vovó Dorinha tem Alzheimer, uma doença de causa e cura desconhecidas.

Como muitos familiares que passam por essa situação, Sofia fica cheia de medos e dúvidas. Ela se pergunta: Por que justo com a minha avó?; Será que eu posso pegar isso?; Será que ela não gosta mais de mim? Com a ajuda de sua mãe, a menina aprende mais sobre a doença e descobre que os melhores remédios para cuidar da vovó são paciência, amor e carinho.

Com a consultoria do presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, dr. Norton Sayeg, a autora Renata Paiva procura trazer à luz fatos sobre a doença numa abordagem delicada e nos ensina que a melhor maneira de lidar com o Alzheimer é aprender a conviver com a doença.

vovó veneza

babás

festa



Tem Saci no Tietê
Autor: Shirley Souza
Editora: Escala


Um avô relembra sua infância às margens do Tietê, quando o rio era limpo e a vida das pessoas estava diretamente ligada às suas águas e às matas que o cercavam. Como bom contador de histórias, ele vai desfilando o cotidiano de antigamente, enquanto revive suas travessuras e as proezas que ouviu ou testemunhou, protagonizadas pelo Saci, a Mula-sem-cabeça e o Lobisomem.

saci

vacas

Um avô relembra sua infância às margens do Tietê, quando o rio era limpo e a vida das pessoas estava diretamente ligada às suas águas e às matas que o cercavam. Como bom contador de histórias, ele vai desfilando o cotidiano de antigamente, enquanto revive suas travessuras e as proezas que ouviu ou testemunhou, protagonizadas pelo Saci, a Mula-sem-cabeça e o Lobisomem.

O Zelador de Sonhos
Autor: Regina Gulla
Editora: DCL


Toda criança, ao nascer, ganha uma prenda para toda a vida: um zelador. Não um zelador daqueles de gravata, como o dos prédios, mas, sim, um zelador de sonhos. O do menino Gabriel era da cor do sol antes de se pôr. O livro é escrito em prosa poética e trata do sentimento da criança em relação à separação dos pais.

zelador de sonhos

zelador de sonhos

zelador de sonhos

zelador de sonhos

zelador de sonhos

Papai entrou numa fria
Autor: Carlos Villanes Cairo
Editora: SM


O nascimento do irmão Manuel rouba de Jimena o lugar central na família. Quando o bebê fica doente, todas as atenções se voltam para ele. Quando o pai de Jimena é contaminado pelo pequeno Manolin, a menina descobre que o pai não é infalível. Ele não é o super homem que ela supunha? Observando as situações de sua vida cotidiana, Jimena aprende a crescer e a conciliar desejos e realidade.

 grito


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alice no País das Maravilhas



Box publicado pela editora Moderna, sob o selo Salamandra, com as obras de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho. As ilustrações são de Helen Oxenbury e a tradução, de Maria Luiza Newlands Silveira. A leitura, porém, é indicada para o público a partir dos 11 anos.



Sinopse: Pode ter sido tudo culpa da sonolência provocada pelo calor, naquele dia quente de verão... O fato é que, depois que aquele Coelho branco passou correndo por Alice, tirou um relógio do bolso do colete e disse que estava atrasado, nada mais foi o mesmo. Seria impossível não segui-lo e entrar naquela toca funda e cair, cair, cair... até chegar àquele mundo maluco e inesquecível, que convencionamos chamar em português de País das Maravilhas...

Sobre o autor
Lewis Carroll (1832-1898), pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, ensinava Matemática no Christ Church College, em Oxford. Em um dia do verão de 1862, Dodgson levou Alice Liddell (filha do reitor da universidade), então com onze anos, e suas duas irmãs para um passeio de barco. Para passar o tempo, contou-lhes uma história sobre uma menina chamada Alice e suas aventuras "cada vez mais esquisitíssimas". Três anos depois, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas foi publicado.

O Mágico de Oz

A doce Dorothy, com seu inseparável Totó, o Espantalho sem cérebro, o Leão sem coragem e o Homem de lata sem coração na fantástica Terra de Oz...

Sem dúvida, um dos melhores filmes que já assisti! 




O filme



Sinopse: Esta grande obra-prima dos cinemas é um filme da década de 30, baseado no livro infantil de L. Frank Baum e conta a história de uma garotinha chamada Dorothy que é levada por um ciclone para a fantástica terra de Oz. Neste mundo cheio de magia e encantos, Dorothy vive várias aventuras ao lado de seus amigos e ao mesmo tempo junto com eles procura o caminha de volta para sua casa.

Estrelado por Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton, " O Mágico de Oz", é considerado pelos críticos umas das melhores produções de todos os tempos!


O livro

Editora: FTD
Tradução e adaptação: Ligia Cadermatori
Ilustrações: Marília Pirillo



Editora: L&PM
Versões pocket e e-book



Editoras LeYa e Barba Negra



Editora: Ática
Tradução: Luciana Machado
Ilustrações: Marcelo Pacheco



Editora: Scipione
Adaptação: Lúcia Tulchinski
Ilustrações: Camila de Godoy Teixeira



Versão livro sonoro e pop-up
Editora: Ciranda Cultural



Turma da Mônica em O Mágico de Oz
Autor: Maurício de Souza
Editora: Panini


Sinopse: Uma emocionante aventura com a Turma da Mônica no reino mágico de Oz, onde os personagens dos quadrinhos interpretam o clássico imortalizado pelo cinema.


Tom e Jerry e o Mágico de Oz


Sinopse: Eles partiram para o Mágico, o maravilhoso Mágico de Oz! Tom e Jerry pairam sobre o arco-íris e viajam pela estrada de tijolos amarelos nesta releitura em animação para o clássico conto. Você poderá conferir seus personagens favoritos: Dorothy, Totó, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão, a Bruza Má do Oeste, o Mágico, os Munchkins e muito mais. Você ouvirá muitas de suas canções favoritas, incluindo Over the Rainbow. E você dará boas risadas com o gato e com o rato mais atrapalhados e divertidos de todos os tempos, à medida que eles encaram um tornado, lutam contra macacos voadores e invadem o castelo da Bruza Má em uma tentativa heróica de resgatar Dorothy e Totó (como eles mesmos) e levá-los para o Kansas. Afinal de contas, nada como o lar!

Sobre o autor
L. Frank Baum é autor de cerca de 60 livros, vários deles de grande sucesso. O Mágico de Oz, porém, per­tence àquela rara e privilegiada categoria de livros destinados à imortalidade. Reeditado sem interrupções, geração após gera­ção, é avidamente procurado e lido por milhões de jovens e adultos de todo o planeta. A simplicidade e a fluência de linguagem, a origina­lidade do tema, a vivacidade da narração e o es­plendor da fantasia justificam e explicam o fascínio e a longevidade da obra.


Mais:
Download do livro.

Pequenas Histórias


Esse é o nome do filme brasileiro que foi premiado em 2009 como "Melhor longa-metragem infantil" pela Academia Brasileira de Cinema. Assista ao trailer:


Sinopse
Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias. O casamento do pescador com a sereia. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro do Papai Noel com um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo, que sempre se deixa levar pelos outros.

O coroinha e a procissão das almas


Zé Burraldo


O pescador e a sereia


Papai Noel e o menino de rua

Mais:
No site do filme (que é um encanto), há um quiz sobre o filme e jogos interativos com as personagens das histórias contadas, voltados ao público infantil.

Escrita pelo aluno na alfabetização inicial



Mais um roteiro didático excelente sobre alfabetização. A Nova Escola reuniu planos de aula, projetos, teste sobre interpretação das hipóteses da escrita, entrevistas com especialistas como Emília Ferreiro e Ana Teberosky, relatos de práticas que deram certo e animações em um guia para professores. Nele,  é explicado o que é a situação didática de escrita pelo aluno e como planejar atividades adequadas à alfabetização inicial.

Palavra de Especialista
Em outubro de 2006, a psicolinguista argentina Emilia Ferreiro esteve no Brasil e participou da 1ª Semana da Educação, organizada pela Fundação Victor Civita em São Paulo. Neste vídeo, você acompanha trecho de sua palestra sobre Alfabetização, em que ela fala sobre polêmicas improdutivas criadas entre alfabetização e letramento ou entre construtivismo e método fônico. Assista ao vídeo:


Consulte o roteiro.


Mais:

Mais Carla Caruso

Ítalo
Editora: Dimensão



Toda tarde, o menino Ítalo subia as escadas do velho castelo para ver o mundo lá de cima. Um dia, montado num cavalo negro, começa sua longa viagem. Conheça a cidade Cristalina, encontra sereias, sacis, duendes... No fim de tudo, a descoberta: “A viagem mais para fora é a viagem mais para dentro”...

Este livro narra a aventura de um menino, chamado Ítalo, que parte de sua pequena cidade histórica para conhecer lugares fantásticos. No caminho, se depara com cavernas escuras, cidades de cristal, seres estranhos e até mesmo com um imenso vazio. Muita coragem e curiosidade o ajudam a seguir viagem e fazer inúmeras descobertas. O projeto gráfico de Alessandro Meiguins e as ilustrações de Greg dialogam com o texto criando um universo instigante e criativo em cada página.  


Kamazu
Editora: Mundo Mirim




Órfão, Kamazu torna-se escravo de malvados senhores. Angustiado com a situação, procura ajuda nos conselhos de uma sábia anciã, vó Luana. Os seres da floresta também o ajudam, mas, para isso, é necessário ter coragem para mudar. Esta tradicional história angolana ensina o valor da solidariedade e da superação.


Almanaque dos Sentidos
Editora: Moderna




Por que a pele dos dedos enruga quando ficamos muito tempo debaixo da água? Por que a lágrima é salgada? Os pássaros cantam ou conversam? Que animal tem o paladar nas patinhas? Como se cria um perfume? Neste almanaque você vai descobrir as respostas a essas e a muitas outras perguntas curiosas. Vai também conhecer histórias muito interessantes e saber, por exemplo, como Perseu venceu a temida Medusa. E tem mais... Explicações científicas e experiências vão lhe ajudar a entender como funcionam nossos cinco sentidos. Assim, poderemos compreender melhor o mundo, as pessoas à nossa volta e principalmente a nós mesmos. 


Poemas para assombrar
Editora: Larousse Júnior




Os seres fantásticos que fazem parte deste livro são bem conhecidos por adultos e crianças. Terríveis e assustadores entram nas páginas de maneira surpreendente por meio de colagens com papel branco e fundos coloridos. Os textos, em versos bem-humorados, contam episódios arrepiantes envolvendo estes seres nas suas artimanhas para assombrar os pequenos. Mas, algo inusitado sempre acontece... E aquele Bicho-Papão esfomeado, o vampiro elegante, o maldoso dragão, a horrenda bruxa entre outros se dão muito mal. A linguagem visual do livro, com personagens feitos em colagem, já aponta para um possível desmontar das assombrações.


Poemas para sonhar
Editora: Larousse Júnior




Voar longe como pássaro, nadar tão fundo feito golfinho,  ou simplesmente brincar com o mundo,  sonhar de ser criança... Em Poemas para sonhar a imaginação é quem guia os versos e as cores da autora pelo universo rico e infinito dos sonhos, onde todas as possibilidades se tornam reais... ou não! 


O Segredo da Vó Maria
Editora: Callis




Menina curiosa é a Natália que vive brincando no quarto da avó e descobre muitos objetos e segredos. Segredos? Sim, a menina encontra um esconderijo e ali começa a viver um universo só dela, mas que de alguma forma se relaciona também com o universo de sua avó Maria. Um texto delicado que apresenta o significado e a importância do segredo como forma de tomada de consciência do espaço interno, um espaço de intimidade, tão importante na constituição do senso de autonomia na vida adulta. Além desse aspecto, a narrativa retrata o diálogo entre duas gerações distantes entre a avó Maria e a neta Natália.


Conheça outras obras da autora.

Os Bichos de Carla Caruso

Série de livros da Coleção Bicho-de-Livro, todos escritos e ilustrados pela autora e publicados pela editora Dimensão.

Bichos da Noite



Os bichos que fazem parte da noite com seus olhos e mistérios são contados aqui por meio de poemas que trabalham a sonoridade das palavras de forma a presentificar os sons dos próprios bichos: “Lobo bom ou lobo mau? /O que você é afinal? /às vezes dizem que sou bom/às vezes que sou mau/mas vou te contar um segredo:/acho que sou um bicho bem normal. O “auuu” do lobo segue todo o poema. Outros bichos como ratos, besouros, corujas, sapos e morcegos entram também com seus sons e ruídos.


Bichos da Praia




Os seres encontrados na praia e que causam tanto espanto e curiosidade às crianças estão aqui nos poemas e ilustrações. Os desenhos feitos em aquarela e tinta à óleo revelam a fluidez e a densidade, sensações sempre vividas numa praia. Tudo começa com a capa cheia de tartaruguinhas, depois o mar e a areia com suas conchas: “As ondas brancas trazem para a beira/As conchinhas/A escrita do mar na areia”. E a praia continua com suas surpresas: O siri-azul, enorme e quase sideral, os ouriços e águas-vivas e a delicada, deslizante e branca Maria-farinha. O final, num movimento circular voltam as tartaruguinhas da capa com suas dúvidas: “Noite escura/tantas tartarugas correm espelhadas/ para as ondas do mar/ O que será que vão encontrar?”


Bicho, Bichinho, Bichão!




Às vezes as borboletas são tão leves/tão finas/que mais parecem almas de meninas”. Esse e outros poemas fazem parte do livro que brinca com os bichos de todos os tamanhos. A primeira página é das formigas que estão se divertindo com um pirulito que caiu no chão. Passarinhos de vivas penas, pequenos caramujos, uma bela coruja e até uma girafa estão presentes na brincadeira entre palavra e imagem. 


Bichos de Quintal




Os poemas deste livro descrevem os bichos comuns encontrados pelas crianças no cotidiano: a aranha, a lesma, a minhoca, o grilo, a lagartixa e até as moscas são apresentadas por meio de pequenos textos que brincam com a sonoridade das palavras: “Moscas de todas as casas/apareçam/para eu ouvir o barulho das suas asas”. O movimento do tatu-bola, tão fascinante aos pequenos, torna a linguagem do texto, um quase brincar com o bicho: Tá tudo tatu?/ Ou tá tudo bola?/Acho que tá tudo azul, né tatu-bola? As ilustrações também entram nas páginas de forma a interagir com o texto, criando novos sentidos de leitura.

Mais:

domingo, 29 de janeiro de 2012

Princesas Decaídas

Não é recente e muitos já devem ter visto, mas gostaria de postar uma série de fotos feitas por Dina Goldstein. Nelas, a fotógrafa criou uma versão de como as princesas estariam atualmente, depois do "felizes para sempre". Eu, particularmente, prefiro os finais consagrados dos Contos de Fadas.

Branca de Neve com muitos filhos e um príncipe-marido indiferente

Rapunzel adoece e perde os cabelos

O príncipe envelhece e leva a Bela Adormecida para um asilo

Jasmine vai à guerra

Chapeuzinho desenvolve transtornos alimentares

Cinderela não encontra o príncipe encantado

Bela precisa recorrer a cirurgias plásticas para se manter jovem e bonita

Ariel passa o resto de usa vida como sereia, presa em um aquário

Cinderela pedindo carona

Pocahontas vivendo sozinha, rodeada de gatos

O que teria acontecido com a princesa de Andersen, para terminar em um lixão?

Princesas da Disney, que viveram felizes para sempre

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...