O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Histórias para contar

Algumas sugestões de títulos para leitura. 

A Bruxa apaixonada e o Lobo fujão
Autora: Lilian Ziezer
Ilustrações: Jótah
Editora: Paulinas



Era uma vez uma bruxa muito feia que, como qualquer moça bonita, se apaixonou pelo lobo mal... A fera se assusta e tenta fugir, como qualquer menino assustado, dessa grande paixão. Como esse amor vai se realizar, ninguém imagina. 

Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Autor: Mem Fox  
Ilustrações: Julie Vivas  
Tradutor: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book



Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

O Risco e o Fio
Autor: Ana Carla Cozendey
Editora: Ática



Risco e Fio tinham um trabalho monótono até que resolveram experimentar a utilizar as cores. A ousadia deixa Risco cheio de preocupações, mas uma tecelã mostra a eles que é possível criar coisas incríveis quando se junta o riscar e o fiar em uma mesma experiência. Com desenhos coloridos que chamam atenção dos novos leitores para um formato pouco convencional de livros, esta singela história aborda o valor do trabalho em equipe. 

O Lobo
Autora: Graziela Bozano Hetzel
Ilustrações: Elisabeth Teixeira
Editora: Manati



Lília não vê a hora de o pai voltar de uma inesperada viagem. Quer que ele termine de contar a história do lobo de olhos amarelos e pelo prateado que cavalga pela madrugada com um menino montado em suas costas. Os dias passam e ela permanece naquela expectativa muda. A certeza de que algo ruim sucedeu ao pai está cada vez mais clara na expressão apreensiva da mãe. Teria o lobo levado o pai de Lília embora? 

É proibido miar
Autor: Pedro Bandeira
Ilustrações: Avelino Guedes
Editora: Moderna



Escrito quase como um manifesto pró-liberdade, o livro narra a triste sina de um filhote como todos os outros, alegre e brincalhão. Seus pais estão orgulhosos da grande ninhada e começam a instruir a prole a se comportar como cães de estirpe, o que inclui rosnar para desconhecidos, fazer xixi nos postes e correr atrás de carros. Até que Bingo subverte a lei canina ao miar como os gatos vira-lata fazem do alto dos telhados. Logo sua família lhe vira as costas e as pessoas o apontam na rua. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

O monstro que mora em mim 
Autora: Maria de Lourdes Krieger
Ilustrador: Leonardo Menna Barreto Gomes
Editora: Mercado Aberto



Algo estranho acontecia com o menino quando ele era contrariado: gritava, esperneava, agredia as pessoas... Depois, quando a raiva passava, dizia aos seus pais que era um monstro que morava dentro dele quem fazia toda a confusão. Mas, um dia, algo extremo aconteceu, e ele tomou uma decisão...

Vizinho, vizinha
Autores: Graça Lima, Roger Mello e Mariana Massarani
Editora: Companhia das Letrinhas


Vizinho, vizinha mostra o que separa e o que une as pessoas nas metrópoles. Na rua do Desassossego, 38, a vizinhança é bem tranquila. No apartamento 101, um moço lê quadrinhos, toma café e constrói uma cidade de papel. Nem percebe o rumor da vizinha do 102, que toca clarineta, cria um rinoceronte debaixo da pia e coleciona livros e coisas antigas. Eles só se veem no final da tarde, quando se encontram no hall, trocam cumprimentos e falam do tempo. Depois, vão resolver coisas na cidade - e logo estão de volta aos seus cacarecos, guardados e manias. Como vão escapar da solidão?

20 000 LÉGUAS SUBMARINAS - A mais fantástica de todas as aventuras no fundo do mar
Autor: Júlio Verne
Editora: Companhia das Letrinhas



20 000 léguas submarinas conta as aventuras do capitão Nemo, um homem que qualifica a si mesmo nos seguintes termos: "Não sou o que [se] chama de homem civilizado! Rejeitei a sociedade e suas leis!". A bordo de seu fantástico submarino Nautilus, esse homem percorre o planeta atacando navios que o perseguem e, paradoxalmente, ajudando povos que lutam pela liberdade.

Esta edição traz uma adaptação do romance de Júlio Verne, mantendo porém o fascínio do original. Diagramas, gravuras e fotos coloridas ilustram as informações complementares sobre oceanografia, submarinos e mergulhadores, proporcionando ao leitor um vasto panorama do maravilhoso mundo submerso e das máquinas utilizadas para estudá-lo.

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1999, categoria tradução/criança.

Textos das sinopses retirados e editados de Nova Escola, Paulinas e Companhia das Letrinhas.

2 comentários:

  1. Olá. Descobri seu blog por acaso. Resolvi então comentar que já alguns anos que procuro um livro de estória, fábula, conto, não sei dizer que li quando eu tinha uns 13 anos (já tenho 45) sobre a história de uma menina (princesa) e lembro de algumas gravuras, personagens do livro (floresta proibida, tartaruga gigante, corça branca, etc).Só que, não ssei mais nada, nem autor, nem título. Mas gostaria muito de descobrir sobre ele. Vc pode me ajjudar? Agradeço imensamente. Abraços
    magdaalmeida22@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Magda!
    Infelizmente, não vou conseguir te ajudar.
    Consultei outras pessoas, mas ninguém soube me dizer de que história se tratava...
    Abraços,
    Andreia

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...